sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Alex


Esta não fui eu que tirei, mas sou eu a personagem que está na foto.

Traineiras


Algumas das poucas que ainda restam em Olhão.

Skate Park de Faro


Praia de Faro


Por-do-sol (Praia de Faro)


Caracóis


A velhinha e a nova


Já estava na altura de trocar de máquina, tive de acordar bem cedo para comprar a nova mas valeu a pena.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Árvore de Natal e Presépio 2008




Estádio do Algarve Rally de Portugal 2008




Estádio do Algarve Rally de Portugal 2008
















Ria Shopping Olhão







Inicio das obras.

Glorioso




Desculpem-me os Sportinguistas, Portistas e os que não gostam de futebol, mas não podia deixar de colocar aqui fotos do meu glorioso.

Várias espécies











Estas fotos foram tiradas com o telemóvel, porque no local onde as tirei não deixam ninguém tirar fotos.

Que exemplar


Este linguado, media 50cm e tinha 1276g. Foi capturado pela ganchorra.

What else


Rosas




A rosa é uma das flores mais populares no mundo, cultivada desde a Antigüidade. A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5.000 anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos.
"Wikipedia"

Frutos biológicos


Os frutos que se encontram na foto, vieram directamente da horta da minha sogra, e são biológicos.

Empadas de frango


Estas empadas foram feitas aqui em casa, com a ajuda da segunda cozinheira(Bimby).

O regresso ao porto de pesca


O regresso da faina


Esta embarcação dedica-se á captura de polvos.

Réplica do caique Bom Sucesso


A réplica do caíque Bom Sucesso serve actualmente para visitas turísticas e de estudo.
O rei D. João VI (1767-1826), então refugiado no Brasil, recebeu a boa nova da expulsão dos franceses através de um punhado de dezassete olhanenses que se meteram ao mar a bordo do caíque Bom Sucesso, numa viagem heróica, orientados apenas pelas estrelas, as correntes marítimas e um mapa rudimentar! Esta viagem decorreu entre 6 de Julho e 22 de Setembro de 1808 (cerca de dois meses e meio). Estes homens tiveram de lutar contra o mar, as más condições de habitabilidade da embarcação, fugir da Armada Francesa, dos piratas, da fome e da sede.
O caíque foi comandado pelo Mestre Manuel Martins Garrocho e pilotado por Manuel Oliveira Nobre, tendo sido tripulantes António da Cruz Charrão, António Pereira Gémeo, António dos Santos Palma, Domingos do Ó Borrego, Domingos de Sousa, Francisco Lourenço, João Domingos Lopes, João do Moinho, Joaquim do Ó, Joaquim Ribeiro, José da Cruz, José da Cruz Charrão, José Pires, Manuel de Oliveira e Pedro Nínil. Foi também tripulante o aprendiz de piloto Francisco Domingos Machado, que os acompanhou após uma curta paragem na Madeira.
"Wikipedia"

Farol do Cabo de Santa Maria


O Farol do Cabo de Santa Maria é um farol português situado na Ilha da Culatra, cidade e distrito de Faro, em frente a Olhão no Algarve. Implantado a cerca de 2.500 metros a ENE do Cabo de Santa Maria e deste separado pela Barra Nova, canal cuja abertura definitiva, no primeiro quartel do século XX, para serviço dos portos de Faro e Olhão, causou a divisão da Ilha do Cabo de Santa Maria em duas partes - Culatra e Barreta.
Trata-se de uma torre branca, tronco-cónica, com esqueleto exterior em betão armado, formado por uma malha cónica de pilares e vigas. Farolim e varandim vermelhos.

O Farol do Cabo de Santa Maria data já de 1851. Este farol foi o primeiro em Portugal a receber um aparelho lenticular de Fresnel de segunda ordem com 700 milímetros de distância focal, que permitia à luz, branca, um alcance de 15 milhas, instalado no alto de uma torre cilíndrica de 35 metros.
Em 1922 a torre foi aumentada 12 metros, passando a medir 47 metros, ano em que o aparelho óptico inicial foi substituído por um de terceira ordem, grande modelo, de rotação, iluminado a um candeeiro de petróleo. Três anos depois, este candeeiro viria a ser substituído pela incandescência do vapor de petróleo. Em 1929, devido à acção dos elementos, diversas oscilações começaram a ser sentidas na torre, o que levou a obras de consolidação que passaram pela implementação de pilares ao longo de toda a altura do farol, no exterior da torre, e cintas de cimento armado.
Em 1949, é electrificado com a instalação de grupos electrogéneos, substituindo-se a incandescência de vapor de petróleo por incandescência eléctrica. Foram também montados painéis adicionais ao aparelho lenticular, dando-lhe a característica de aeromarítimo e instalado um radiofarol. Já em 1995, foi levada a cabo uma obra para a consolidação da torre de grande envergadura, que obrigou ao desmantelamento da lanterna e provisória instalação num andaime. Esta intervenção levou cerca de um ano e em 1997 o farol é automatizado.
Em 2001, o farol aeromarítimo é desinstalado por não mais ter interesse para a navegação

Estas informações foram retiradas da Wikipédia.

Incêndio







Sim, estas fotos não retratam um bonito por-do-sol, mas sim um grande incêndio, que estava a decorrer para os lados da cidade de Faro, logo o céu começou a ficar com essas cores, derivado ao muito fumo que havia no ar.

Grandes fortunas




Estas duas modestas embarcações, são do sr. Roman Abramovich, que estiveram ancoradas ao largo da costa da ilha do Farol.

Mau tempo na Ilha (Sueste)




A força da natureza.

Ultraleve


Ultraleve é um aerodino de baixas velocidade, capacidade de carregamento, potência e de baixos peso e custo. Por isso, é considerado, pelo mercado, uma boa opção para os aficcionados em aviação para pilotar suas próprias aeronaves. É conhecido tecnicamente pelas siglas UL, quando não dispõe de motor, e ULM, quando motorizado.
"Wikipedia"

Por-do-sol




Por-do-sol na ilha do Farol.

Naufrágio


Esta embarcação naufragou á vários anos na ilha do Farol, na actualidade muito pouco resta da mesma.
"Foto cedida por um primo"

Carro de corridas


Na barra(Faro-Olhão) encontra-se várias pinturas feitas nas pedras, esta é uma delas.

Ciclista


Este ciclista encontra-se pintado no inicio da barra(Faro-Olhão).

Por-do-sol (ilha do Farol)


Ilha do Farol


Como é linda esta ilha.